Você que deseja entender melhor sobre o que é graduação? Nós vamos explicar em detalhes! Vejamos.
O que é uma graduação?
A graduação é o nível de ensino que vem após o Ensino Médio, quando o aluno conclui a Educação Básica. É usado para se referir a uma formação superior completa, que permite a um indivíduo exercer a profissão para a qual se graduou, ocupando uma vaga mais qualificada no mercado de trabalho e, em geral, melhor remunerada.No Brasil, são as instituições de ensino superior (IES) são as responsáveis por oferecer cursos de graduação. Elas podem ser classificadas em Faculdade, Centro Universitário ou Universidade. Acima dessas instituições, está o Ministério da Educação (MEC), que autoriza o funcionamento e abertura de cursos superiores, além de definir a carga horária exigida para cada curso e até avaliar o funcionamento e a qualidade das instituições superiores no país.
Como fazer uma graduação?
No Brasil, para fazer uma graduação, a primeira exigência é que a pessoa já tenha concluído o ensino médio.É importante que você saiba que o acesso as vagas no ensino fundamental e médio são garantidos para todo e qualquer cidadão brasileiro por meio da lei. De fato, no ensino básico existem vagas para todos estudarem gratuitamente.
Contudo, no ensino superior, não há vagas gratuitas para todos e, por isso, o meio adotado para decidir quem poderá fazer um curso de graduação em uma universidade é o vestibular. O vestibular é um processo seletivo em que os estudantes realizam uma prova para comprovar conhecimentos. Quem tiver as melhores notas será selecionado e beneficiado com uma vaga.
Mas existem também uma série de faculdades particulares onde você pode fazer uma graduação. O processo de entrada normalmente é o mesmo: uma prova de vestibular.
No Brasil, a prova de vestibular mais conhecida é o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), pois por meio dele é possível tentar concorrer a vagas nos cursos de graduação tanto em instituições públicas quanto privadas e até mesmo tentar concorrer a bolsas de estudo. A Faculdade Fael, oferece até 50% de bolsas em seus cursos (veja a relação ao final deste artigo)
Motivos para fazer uma graduação
Para todos que desejam ter “qualidade de vida”, que, em poucas palavras, significa ter uma vida boa e sem apertos. Sabem muito bem que trabalhar é o caminho para alcançar as conquistas que desejamos. No Brasil, em geral, quanto maior a qualificação, melhor é a sua remuneração.
Vejamos 4 vantagens de se fazer uma faculdade.
Graduação é conhecimento, e conhecimento é poder - Você já deve ter ouvido por aí que “conhecimento é a única coisa que ninguém pode tirar de você”. Essa frase traz uma grande verdade. Isso porque aprender te torna alguém mais capaz de tomar decisões acertadas, de educar melhor seus filhos, de ampliar a capacidade crítica, e tudo isso te eleva enquanto ser humano e diante da sociedade.
Diploma de graduação é exigência das empresas - Outra frase comum que você já deve ter escutado é que “é preciso estudar para ser alguém na vida”. A ideia aqui é a de que, sem educação, você se torna uma pessoa dispensável, e isso se reflete na visão que as empresas têm ao contratar um novo funcionário. Elas estão em busca de profissionais qualificados, com espírito jovem e que estejam aptos para trabalhar. Por isso, ter um curso de graduação é um pré-requisito na maioria das vagas de emprego.
Graduação eleva a remuneração do funcionário - Pesquisa realizada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) aponta que, com um diploma de nível superior na mão, um trabalhador brasileiro ganha, em média, 140% a mais do que o profissional que parou os estudos no ensino médio. Em um exemplo simples, isso quer dizer que se um trabalhador com nível médio ganha R$ 1.000, outro com curso superior ganhará R$ 2.400.
Ser graduado amplia possibilidades de emprego - Quanto mais você se qualificar e quanto maior experiência tiver, melhores serão suas oportunidades de trabalho. Por isso, profissionais formados têm poder de escolha, ou seja, podem decidir em qual área, qual tipo de empresa e qual tipo de cargo deseja ocupar.
Tipos de graduação que você pode fazer
Os cursos superiores no Brasil são classificados de acordo com a titulação acadêmica, ou seja, o formato. Eles estão divididos em tecnológico, licenciatura e bacharelado. Saiba um pouco mais sobre eles:
Tecnológico: Cursos com duração de 2 ou 3 anos que têm disciplinas mais focadas nos estudos práticos. A formação profissional é mais voltada para atuação em setores mais específicos do mercado, com destaque para as áreas de gestão e administração.
Licenciatura: Cursos com duração de 4 anos e que têm disciplinas mais focadas nos conhecimentos específicos do curso e na prática pedagógica, ou seja, para preparar o profissional para atuar em sala de aula, como professor de ensino fundamental e médio.
Bacharelado: Cursos com duração maior, de 4 ou 5 anos. Suas disciplinas têm como foco um estudo mais amplo da área, com maior carga de teoria para uma formação profissional que permita uma atuação mais ampla do profissional.
A Faculdade Fael oferece 42 cursos de GRADUAÇÃO, reconhecidos e autorizados pelo MEC. Veja a relação de cursos:

Administração
Ciências Contábeis
Educação física
Engenharia de Produção
Geografia
Gestão Ambiental
Gestão Pública
História
Letras
Matemática
Pedagogia
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Gestão Comercial
Gestão da Qualidade
Gestão da Tecnologia da Informação
Gestão do Agronegócio
Gestão Financeira
Gestão Hospitalar
Logística
Recursos Humanos
Entre outros
Onde fazer uma graduação?
Faculdade Fael Sobradinho
61 30510101 ou 61 981359999 (whatsapp)
Faculdade Fael Valparaíso
61 32055568 ou 61 9881873051 (whatsapp)
Acesse: https://fael.edu.br/