Total de visualizações de página

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Empresários de Sobradinho lançam a campanha de natal “NATAL FELIZ É AQUI”

Os Empresários da cidade em parceria com a Administração Regional de Sobradinho lançam a campanha de natal “NATAL FELIZ É AQUI”

Com o objetivo de fomentar o comércio local, aumentar a vendas e oferecer uma grande premiação aos clientes das lojas da cidade, os empresários em parceria com a Faculdade Fael, Cinemas Premier e com a administração Regional de Sobradinho organizaram a maior campanha de natal já realizada na cidade. Serão sorteados mais de R$ 15.000,00 em prêmios para os clientes das lojas participantes.

“Segundo a Administradora de Sobradinho, Dr. Jane Clébia a iniciativa de fomentar o comércio local e apoiar a iniciativa privada é importante para a cidade, pois garante a geração de emprego e renda. Toda iniciativa empreendedora deve ser estimulada. O morador de Sobradinho não precisa mais comprar em outras regiões, ele pode encontrar tudo aqui e ainda concorrer a prêmios”

Para o Coordenador geral de cursos da Faculdade FAEL, Profº Márcio Portilho, a articulação entre os empresários da cidade é uma alternativa para alavancar as vendas e promover o desenvolvimento do comércio local. Segundo ele, “a campanha: NATAL FELIZ É AQUI, é só o início de muitas outras atividades empreendedoras ao qual a Faculdade pretende apoiar. 

Outras ações já estão previstas para 2017. O calendário comercial é muito rico em ações promocionais. E a Faculdade Fael, deseja contribuir com o progresso da classe empresária de Sobradinho. Planejamos uma grande campanha, de modo que alcance não só os centros comerciais, mas também as lojas de rua. Desde o Colorado até a quadra 18. Haverá uma soma de esforços e não uma disputa entre as empresas”



A presidente da Associação dos Permissionários da Feira Modelo de Sobradinho, senhora Maria dos Remédios, está animada pois: “a possibilidade de qualquer empresa poder participar, sejam elas, grandes ou pequenas é uma das grandes virtudes do projeto”

Para aderir a Campanha as empresas de Sobradinho, através do seu representante legal, deverão no ato da adesão: Indicar um prêmio para sorteio. Poderão ainda, contribuir financeiramente para incrementar a campanha, os recursos deverão ser utilizados na região que a empresa atua.

As lojas participantes, receberão um "kit da Campanha" contendo:

1 Banner 1x1mt (para os 100 primeiros participantes)
2 Cartazes A3
1 Bloco de cupons, Convite

O "Kit da Campanha" deverá ser utilizado para identificação das lojas.

Haverá a distribuição de 4 Paineis Pantográficos nos principais balões da cidade e divulgação nas principais rádios da região.

Outros materiais e meios de divulgação estão previstos e poderão ser utilizados em seus respectivos centros de compras de acordo com a comissão de lojistas locais distribuídos entre as quadra 08 e Central.

Veja abaixo mais fotos do evento de apresentação da campanha de natal.




quarta-feira, 24 de agosto de 2016

As faces da verdade - Uma reviravolta na política do DF

As faces da verdade - Uma reviravolta na política do DF

Estamos vivendo um dos piores momentos políticos do DF, desde a renúncia do Governador Arruda, Brasília nunca mais voltou a ter a harmonia necessária para a boa gestão da coisa pública.
Em quase dois anos de governo Rollemberg, houve um afastamento notoriamente orquestrado da coligação que o elegeu e apoiou em sua inesperada vitória. E na mesma medida viu-se uma aproximação cada vez mais declarada dos adversários antes derrotados nesta ultima eleição, em especial ao PT.
Nesse tempo, ficou evidente as divergências entre a Presidente da Câmara dos Deputados, Celina Leão e o Governador Rodrigo Rollemberg.
O ápice dessa crise era até então o início da CPI da Saúde que começava a atingir membros importantes do governo até então gerido por estudiosos e intelectuais da área.
Foi então que as coisas começaram a mudar.
Primeiro, o delegado que auxiliava na CPI da saúde fora afastado das funções pelo governo;
A vice-presidente da Câmara dos deputados renúncia para na sequência, denunciar um suposto esquema de corrupção através de uma emenda parlamentar que ela mesma propôs e que agora é a base das investigações contra os Deputados que intensificavam as investigações contra o GDF;
Nesse período, é eleito para a Vice-Presidência, o Deputado Juarezão, o mesmo que reclamava de espaço no governo e que agora é do mesmo partido do Governador e que passou a apoiar governo declaradamente;
A mesa diretora é afastada das funções, um dia depois da eleição, a pedido do Ministério Público do DF e da Polícia Civil;
O líder do PT denúncia, SEM PROVAS, que computadores foram “levados” do gabinete da principal candidata da oposição e Presidente afastada da Câmara dos Deputados, Celina Leão;
Os Deputados afastados prestam depoimento e são informados que ficarão afastados até o fim das investigações;
Nesse período, o governo intensifica as ações políticas e politiza a investigação com o objetivo básico de desgastar os principais opositores do atual governo;
Vimos então uma reviravolta política, pois em menos de duas semanas, um governo sem apoio da Câmara dos Deputados, conta agora com uma “NOVA MESA” sensível aos interesses do Governo.
Veremos as próximas notícias....

Pergunto: Haverá tempo de defesa?A verdade será suficiente para separar o joio do trigo? Em política, nem sempre o julgamento político está alinhado com o julgamento jurídico.


sábado, 20 de agosto de 2016

As lições da seleção olímpica para a sua vida!

Seriedade, Atitude e Foco - O caminho para o sucesso!
A menos de um mês do dia histórico para a seleção brasileira de futebol olímpico o sentimento era de descrédito em uma equipe que não seria capaz de ir muito longe com um futebol sem atitude, seriedade e foco.
Embora a meta fosse bem definida que era a conquista da medalha de ouro olímpica, não se via atitude e organização, o que resultou em dois empates sem gols com equipes até então sem expressão e força neste esporte.
Estava claro que faltavam seriedade e atitude. Sem esses requisitos, o sucesso não seria alcançado.
Esse era o diagnóstico que se via e que deveria ser trabalhado.
Não podemos imaginar que seria um processo fácil. E talvez por isso, muitas pessoas deixam de agir porque confundem a palavra difícil com a palavra impossível. Não é impossível mudar; é apenas difícil. É na dificuldade que se mede o valor de uma conquista. Tudo que vale a pena conquistar é difícil. Exige em qualquer circunstancia atitude e foco.
A medida que a postura dos atletas mudaram o resultado começou a aparecer, e de uma esperada desclassificação a retumbante classificação em primeiro lugar no grupo.
O segundo sinal foi a consolidação da seriedade o que abriu o caminho para o sucesso nas fases seguintes até a final.
Com a meta de se chegar a final concluída, faltava alcançar o resultado final desejado. E para assim glorificar-se campeão.
O melhor dia para agir é hoje. A questão não é sobre hoje ser o primeiro dia do resto de sua vida; a verdadeira questão é que hoje pode ser o ultimo dia de sua vida. Muitos tem sonhos, mas poucos decidem fazer algo a respeito. Não amanhã. Nem semana que vem. Mas agora.
O verdadeiro sucesso vem do trabalho, não do sonho.
Um desejo, por si só, não possui resultado. Ele precisa ser acompanhada de atitude. E foi essa atitude que transformou o sonho em realidade. A ação transforma a idéia em uma experiência e aliada ao foco mantém você no caminho.
Somos movidos de escolhas e desafios. E a final contra a Alemanha era a oportunidade perfeita para a conquista do titulo olímpico. Visto que, ainda resvalava nos ombros da nação a maior goleada já sofrida pela seleção principal, o inesquecível 7 x 1.
Quando simplesmente reconhecemos essa chance, não poderíamos temer o fracasso e ir para cima e tentar. Não temendo o adversário e lutando a todo momento com a ajuda da torcida. Não deixaram de acreditar que era possível
Mesmo com um caminho exaustivo e duro, era importante continuar a luta.
Tínhamos pela frente uma seleção que também merecia a glória e são referência no jogo coletivo. Talvez por isso, o resultado do jogo fosse um justo empate ao final do segundo tempo.
Eles assim como nós, podemos ser feliz com a vida como ela é, ou passar todo o seu tempo se lamentando pelo que ela não é.
E assim como a seleção brasileira, que entra para a história como a primeira seleção olímpica campeã. Desejo que você faça a sua história com glória e atitude para mudar quando necessário, a seriedade em lutar na adversidade, e foco para atingir o sucesso!



Escrito por Márcio Portilho: Coordenador dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade Interativa FAEL Sobradinho. Especialista em Gestão Estratégica em Recursos Humanos e em Docência em Educação Profissional, pela Faculdade SENAC, Bacharel em Ciências Contábeis, pela UNIEURO e em Licenciatura em Ciências Sociais, pela Universidade Católica de Brasília. Consultor e Professor

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Faculdade FAEL Sobradinho disponibiliza internet grátis TAMBÉM na Praça de Alimentação da Feira Modelo

Faculdade FAEL Sobradinho disponibiliza internet grátis em mais um ponto da cidade, agora na Praça de Alimentação da Feira Modelo localizado na Quadra Central


“Com o sucesso da internet Wi-Fi na Praça da Quadra 08 entendemos que poderíamos ir além, e assim fizemos. Em parceria com o Box 21 disponibilizamos a conexão Wi-Fi da Faculdade FAEL Polo Sobradinho em mais um ponto de acesso na cidade. Agora na
 Feira Modelo de Sobradinho um dos maiores centros de compras e prestação de serviços da cidade. Proporcionando ainda mais comodidade para os cidadãos que queiram usar internet de boa qualidade e gratuita, durante as suas compras.
 
Para o professor Márcio Portilho, Coordenador dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade FAEL Sobradinho essa iniciativa atende aos anseios de toda comunidade pois a sua grande maioria não dispõe de acesso a internet gratuita e de qualidade como a oferecida em nossos pontos.

VELOCIDADE

Com a instalação de equipamentos profissionais de última geração os internautas podem navegar à vontade, bastando apenas fazer o “Check-in” na página do facebook da Faculdade FAEL Polo Sobradinho.


PRIMEIRAS IMPRESSÕES

"O WI-FI pode ser acessado por qualquer cidadão e a velocidade está satisfatória. Somente hoje por volta das 15h quando o sinal começou a funcionar, os primeiros a usuários foram os próprios feirantes visto que, devido a limitação do sinal PAGO, não conseguiam obter a sua internet própria. Agora com o sinal gratuito e de boa qualidade parte da comunicação junto aos seus clientes passará a ser feita através deste serviço", conta a senhora Maria dos Remédios, Presidente da Associação dos Feirantes da Feira Modelo de Sobradinho, também parceira desta iniciativa.
Nossos sistemas registraram mais de 100 pessoas conectadas na praça em pouco mais de duas horas, com uma velocidade média de 520 kbps por internauta.

Entrevistamos o senhor Antônio Carlos, nosso grande parceiro do projeto na Feira e permissionário do Box 21, ele que presta serviços de confecção de carimbos e crachás e é ÚNICO AUTORIZADO A EMITIR CARTEIRAS ESTUDANTIS EM SOBRADINHO, conta que “a iniciativa é bem vinda pois a partir de agora os clientes possuem mais um motivo para visitar a feira e conhecer um pouco mais dos nossos trabalhos".
"O sinal na praça de alimentação é excelente,  achei muito bem vinda a ideia de poder lanchar e curtir a internet do local” disse , o senhor Carlos Bruno, que estava na praça no momento que estávamos testando o sinal de conexão.

A Faculdade FAEL entende que o projeto de levar as praças públicas internet grátis a todos é uma forma de colocar em prática um de seus pilares institucionais que é "oferecer a sociedade serviços de qualidade e acessíveis a população."

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Faculdade FAEL Sobradinho disponibiliza internet grátis na cidade

Faculdade FAEL Sobradinho disponibiliza internet grátis na Praça das Arte Teodoro Freire localizado na quadra 08

“Somos uma Faculdade que busca proporcionar mais comodidade para os cidadãos que queiram usar a internet de boa qualidade, gratuitamente e em plena praça pública.
Pretendemos disponibilizar esse benefício para outras localidades, e já estamos finalizando os testes para ampliar ainda mais este serviço.”, destacou o Professor Márcio Portilho, Coordenador dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade FAEL Sobradinho.

VELOCIDADE

Com a instalação de equipamentos profissionais de última geração os internautas podem navegar à vontade, bastando apenas fazer o “Check-in” na página do facebook da própria Faculdade.

O WI FI pode ser acessado por qualquer cidadão e a velocidade está satisfatória. São 10 megas reais disponíveis 24 horas por dia. Somente ontem à noite, por volta das 21 horas, nossos sistemas registraram 48 pessoas conectadas na praça, com uma velocidade média de 880 kbps por internauta
Durante o dia, fomos a Praça das artes Teodoro Freire na quadra 08 conferir a qualidade do sinal e sua velocidade.
Entrevistamos o jovem Sávio Sousa e segundo ele, “o sinal é excelente, principalmente quando próximo a faculdade, a velocidade de conexão é mais rápida que a do meu próprio celular que é 4G,” disse ainda que, adorou a iniciativa pois além de utilizar a internet, acabou conhecendo a faculdade e se interessando pelo curso de graduação em administração.

A Faculdade FAEL entende que o projeto de levar as praças públicas internet grátis a todos “é uma forma de colocar em prática um de seus pilares institucionais que é oferecer a sociedade serviços de qualidade e acessíveis a população.”

sábado, 30 de julho de 2016

PEDE PARA SAIR GOVERNADOR!!!

Que (DES)governo é esse?

Um fato evidente é a sensação de um governo tão fraco e arrastado na condução da gestão dos recursos financeiros e humanos.

Sua insistência em só pensar em "OS" para a saúde, educação, causa estranheza até para quem nem é muito ligado as noticias politicas locais.

Só lembrando a OS - Organização Social - é uma qualificação, um título, que se outorga a uma entidade privada, para-estatal, sem fins lucrativos.... (aguem acredita nisso?

Faz me rir..

A quem interessa TASCAR A MÃO EM “...recursos orçamentários e bens necessários ao cumprimento do contrato de gestão, mediante permissão de uso, com DISPENSA de licitação; cessão especial de servidores públicos, com ônus para a origem; e dispensa de licitação nos contratos de prestação de serviços celebrados entre a Administração Pública e a organização social (Lei n. 8.666/93, art.24, XXIV); já nos fazem crer que a nossa maturidade política brasileira, em especial ao do DF, PROVAVELMENTE se materializará em vantagens a aqueles que estão no comando da administração pública, e não ao cidadão comum que necessita desses serviços essenciais.

USAR A ESTRUTURA PÚBLICA JÁ EXISTENTE, DESMANTELA-LA ao ponto de destroçar a SUA FORÇA DE TRABALHO em DETRIMENTO DO APARELHAMENTO DE UMA OS que usufruirá dos RECURSOS PÚBLICOS EM NOME DE UMA ADMINISTRAÇÃO MAIS EFICIENTE É TÃO SOMENTE UMA REALIDADE EM NOSSA CIDADE, E ISSO JÁ VENHO FALANDO A ALGUM TEMPO SOBRE ESSA GESTÃO OCA E MIOPE.

Além disso, acompanhem as greves da POLICIA CIVIL, CAESB E METRO, esse mesmo (DES)governo que se diz preocupado com o cumprimento da legislação, DESCUMPRE DESCABIDAMENTE A LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E O DIREITO DE GREVE DOS SERVIDORES.

ISSO É O FIM DA PICADA POIS, SEU DISCURSO SE ESVAZIA uma vez que FAZ EXATAMENTE O CONTRÁRIO DO QUE PREGA E PIOR AFRONTA A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA AO QUAL TODOS NÓS TEMOS QUE CUMPRIR.

Enquanto cidadão estou cansado dessa gestão descontrolada.

BASTA GOVERNADOR.

PEDE PARA SAIR, DÓI MENOS!!!

Leiam também sobre OS em:
http://marcioportilho.blogspot.com.br/2016/03/uma-os-pra-quem-abre-o-olho-cidadao.html

quinta-feira, 7 de julho de 2016

10 resposta sobre as dúvidas mais comuns sobre EAD

O sistema de ensino à distância vem crescendo e ganhando popularidade entre os estudantes brasileiros, mas ainda existem muitas dúvidas relacionadas ao procedimento encarado por quem opta por um curso não presencial. Reunimos aqui 10 das perguntas mais frequentes sobre ensino à distância para ajudar a esclarecer tudo o que você precisa saber antes de começar o seu. Confira:
  1. O que é ensino à distância?
É a modalidade de ensino em que o aluno não precisa estar presencialmente na instituição para receber os conteúdos, realizar provas, trabalhos e outras tarefas. Os materiais podem chegar ao aluno de diversas formas, como internet ou correio, e as atividades geralmente envolvem discussões online, leitura e outros projetos.
  1. Quem pode fazer EAD?
Assim como nas graduações tradicionais, o perfil do aluno de EAD é bastante amplo. Os únicos requisitos para participar são o nível de escolaridade compatível ao curso desejado (quem quer fazer uma graduação precisa do ensino médio completo, por exemplo) e possibilidade de acesso aos materiais da instituição, já que grande parte do material didático é disponibilizado online.
  1. O que é um polo de educação à distância?
Os cursos EAD nem sempre são completamente à distância. Na maioria deles, é solicitado que o aluno compareça algumas vezes à instituição para fazer provas presenciais ou assistir à aulas transmitidas via satélite. É para isso que servem os polos de educação, locais onde os alunos podem comparecer para ocasionais atividades presenciais.
  1. Um curso à distância é mais fácil do que um presencial?
Não. Essa é uma ideia equivocada, já que os cursos à distância possuem tudo que um presencial costuma ter: trabalhos, provas, frequência e nota mínima. Pode ser mais fácil pela questão da flexibilidade de horários, mas exige muita disciplina e aborda os conteúdos de forma tão completa quanto em um curso tradicional.
  1. Quais as vantagens de optar por um curso à distância?
Os benefícios variam de acordo com o perfil e os objetivos do aluno, mas no geral é possível listar 3 vantagens universais da graduação EAD: possibilidade de montar a própria rotina de estudos, economia de tempo e dinheiro para se deslocar até a instituição e preços geralmente mais acessíveis na mensalidade.
  1. Um diploma EAD tem o mesmo valor dos demais?
Sim! Desde 1996 a Lei de Diretrizes e Bases da Educação estipula que um diploma de ensino à distância tem o mesmo valor do que um diploma de curso presencial.
  1. Curso à distância é só assistir à videoaula?
Não. Assim como nos cursos presenciais, um curso EAD trabalha com materiais didáticos diversos, como textos para leitura, exercícios no computador e datas para debates virtuais. Geralmente há também eventuais atividades no polo da instituição, que podem ser em grupo ou individuais.
  1. Não terei professores e colegas para tirar dúvidas?
Os cursos EAD disponibilizam tutores para que os alunos possam esclarecer suas dúvidas com a mesma facilidade com que fariam presencialmente. Na maioria dos casos, é possível fazer perguntas por email, chat ou um fórum destinado a perguntas e respostas. Os alunos também são encorajados a participar de discussões sobre a disciplina, tirando dúvidas e trocando experiências com outros alunos.
  1. Quem faz um curso EAD costuma ganhar salários mais baixos?
Não, nada disso. Um estudo feito em 2010, intitulado “A Educação Profissional e Você no Mercado de Trabalho”, mostrou que alunos graduados em instituições à distância recebem salários tão altos quanto alunos graduados em instituições presenciais.  O que leva-se em conta nas entrevistas de emprego são os conteúdos adquiridos.
  1. É preciso ter um computador moderno ou entender muito de informática?
Para utilizar os materiais didáticos online, basta um computador com configurações básicas e acesso à internet. Não é preciso entender muito de tecnologia, já que o aluno na maior parte do tempo estará apenas reproduzindo vídeos e fazendo o download de arquivos de leitura. Todas as dúvidas sobre esses procedimentos também podem ser esclarecidas com o professor ou tutor do curso, por isso não existe motivo para preocupação.

Fonte: www.fael.edu.br, acessado em 08/07/2016, às 0h23

segunda-feira, 4 de julho de 2016

4 dicas para se adaptar a um novo emprego

Quem decide trocar de emprego deve estar preparado para enfrentar o processo de adaptação consequente de uma mudança de rotina. Você será inserido em um ambiente ainda não familiar e precisará conhecer os colegas e as novas funções de seu trabalho. Mesmo com experiência na área, a sensação de novidade pode gerar algum nervosismo nas primeiras semanas.
Passado esse período, entretanto, um novo emprego pode ser uma grande oportunidade para evoluir e, quem sabe, encontrar uma área de conhecimento que combine mais com os seus objetivos. Para encarar o processo de adaptação e tirar proveito de todas as oportunidades, confira essas dicas:
Prepare-se
Antes do primeiro dia, um pequeno planejamento pode ajudar muito. Procure se informar sobre as regras de vestuário da empresa, onde fica seu departamento e com quem irá trabalhar. Esse preparo fará com que você se sinta mais seguro para começar sem confusões desnecessárias.
Chegue um pouco mais cedo
Chegar 15 minutos antes no primeiro dia de trabalho mostra sua dedicação e compromisso com a empresa. Além disso, você ganhará um tempo extra para arrumar suas coisas e se apresentar para a equipe.
Tenha iniciativa
Não espere que seus novos colegas tomem atitudes por você. Seja pró-ativo, faça perguntas e mostre que está ali para fazer um bom trabalho. A integração em um novo emprego depende de você.
Ouça mais
Se você ainda é novo no trabalho, procure prestar atenção e aprender com quem já está lá a mais tempo. Converse com colegas e peça ajuda sempre que precisar: as normas mudam de uma empresa para a outra, e é preciso estar atento ao que é apropriado.

Fonte: www.fael.edu.br, acessado em 04/07/2016 às 23h42

domingo, 3 de julho de 2016

5 dicas para melhorar a sua experiência na faculdade


A experiência de entrar em uma faculdade vai muito além da sala de aula. O período da graduação é um cenário cheio de oportunidades de crescimento pessoal e profissional, acompanhado de uma série de decisões que irão moldar o futuro do estudante no mercado de trabalho.

Os alunos que esperam usufruir dessa experiência ao máximo devem estar sempre a procura de atividades além das obrigatórias na grade do curso. Desenvolver projetos pessoais é sempre uma excelente alternativa para expandir os horizontes e começar a encontrar uma área de atuação para o futuro. Confira algumas dicas para transformar seu período universitário na melhor experiência da sua vida:

Desenvolva projetos pessoais
Está com dificuldade para encontrar um emprego na área que gosta? Desenvolver um projeto autônomo pode ser uma excelente saída para esse problema. Você colocará em prática importantes noções de organização e responsabilidade, além de se mostrar pró-ativo e ganhar experiência.

Frequente palestras e eventos da sua área
Comparecer a eventos relacionados à área da sua graduação é essencial para se manter sempre atualizado e em contato com bons profissionais. Esteja sempre presente em palestras e conferências para se manter motivado através do trabalho de quem já se consolidou no mercado e estender seu conhecimento além da sala de aula. Cursos online também são válidos e muitas vezes estão disponíveis de forma gratuita ou com preço reduzido.

Leia muito
Procure ler livros e artigos relacionados à área que pretende seguir carreira. Há muitas bibliotecas que oferecem livros gratuitamente e podem contribuir para seu desenvolvimento intelectual.

Faça perguntas em sala de aula
Um bom aluno não leva dúvidas para casa. Não hesite em esclarecer suas perguntas com o professor, por mais simples que elas sejam. Procure terminar as aulas sempre com um entendimento claro e seguro dos conteúdos que foram vistos, e se necessário, peça alguns minutos extras para tirar suas dúvidas.

Faça trabalhos voluntários
O voluntariado é uma forma de estar sempre em contato com causas sociais, agregando valores pessoais e profissionais e oferecendo experiências transformadoras. O trabalho voluntário nos leva além da nossa zona de conforto, e por isso é também muito bem visto por empresas e empreendedores.

Gostou do que leu, é sempre um prazer tornar sua vida pessoal e profissional cada dia melhor!

Fonte: www.fael.edu.br, acessado em: 03/07/2016 as 23h56.

terça-feira, 1 de março de 2016

Seu pior pesadelo sobre Rollemberg se tornou realidade

Me estranha o fato de um governo tão fraco e arrastado na condução da gestão dos recursos financeiros e humanos só pensar em "OS" para a saúde, educação, e por aí vai.

A OS - Organização Social - é uma qualificação, um título, que se outorga a uma entidade privada, para-estatal, sem fins lucrativos, para que ela possa receber determinados benefícios do Poder Público (dotações orçamentárias, isenções fiscais etc.), para a realização de seus fins, que devem ser necessariamente de interesse da comunidade.

Com esse título, é possível celebrar um Contrato de Gestão, um modelo de administração pública que pretende ser mais eficiente. Será?

Claro que não, pois o fato de “...recursos orçamentários e bens necessários ao cumprimento do contrato de gestão, mediante permissão de uso, com DISPENSA de licitação; cessão especial de servidores públicos, com ônus para a origem; e dispensa de licitação nos contratos de prestação de serviços celebrados entre a Administração Pública e a organização social (Lei n. 8.666/93, art.24, XXIV); já nos fazem crer que a nossa maturidade política brasileira, em especial ao do DF, provavelmente se materializará em vantagens a aqueles que estão no comando da administração pública, e não ao cidadão comum que necessita desses serviços essenciais.

Uma coisa é ter além dos hospitais já existentes E SOMARMOS os serviços de outras instituições, inclusive OS.
Outra coisa é USAR A ESTRUTURA PÚBLICA JÁ EXISTENTE, DESMANTELA-LA ao ponto de destroçar a SUA FORÇA DE TRABALHO em DETRIMENTO DO APARELHAMENTO DE UMA OS que usufruirá dos RECURSOS PÚBLICOS EM NOME DE UMA ADMINISTRAÇÃO MAIS EFICIENTE.

Se forem eficientes como dizem, administrem um hospital particular. 

Liderança: Expectativas e realidade


O contexto profissional e social em que estamos inseridos tem, como uma de suas características, o estabelecimento de relações amplas e generalizadas, que muitas vezes tiram do foco a dimensão de valores essenciais à formação da pessoa no mundo dos negócios, Esse cenário, em muitos casos, leva a implicações nas inter-relações do mundo do trabalho.
Atender as demandas externas e internas da empresa, com excessivas pautas, manuais e processos de trabalho meramente burocráticos e conflitantes entre si. Somados a necessidade de convivência de vaidades pessoais (não profissionais) geralmente materializadas na mesa ao lado, pode ser um tanto quanto difícil.
Vivemos em um tempo marcado por “incertezas” e “inseguranças” sociais e econômicas, aprofundada por uma crise política que assombra toda a sociedade. Estamos em meio a um cenário no qual se faz necessária a urgência de uma retomada daquilo que é fundamental à vivência do ser humano em sociedade, bem como a ação de lideranças que se coadunem para a superação dos desafios atuais e para a promoção dos “valores” essenciais à vida.
O “valor” ao qual me refiro tem o sentido de virtude,  força, excelência no mundo profissional, essas “virtudes são desejos, hábitos e ações que geram o bem nos planos pessoal e social. São disposições ou inclinações dos indivíduos, orientados para fazer o bem e que se aperfeiçoam como hábito. Naturalmente, declarações e boas intenções não bastam. Virtudes apenas existem se forem praticadas” (REGO et al, 2013).
Se não há virtude nas relações profissionais, certamente não haverá liderança, mas tão somente, uma relação de tolerância baseada nas competências de cada função e que despreza toda e qualquer ação colaborativa, dificultando e impedindo o potencial criativo das atividades de trabalho e consequentemente a rentabilidade da Instituição.
A valorização profissional se faz necessário como um movimento de gerenciamento atento à construção de relações com os colaboradores. Esse processo deve reforçar a identidade de uma liderança baseada em virtudes, não no rigor. e que tenha o poder como um grande aporte constitutivo relacional e institucional, sobretudo porque, “para ser um líder virtuoso, é preciso usar devidamente o poder, sem cometer abusos. Porém, o poder sem virtuosidade também gera fragilidade” (REGO et al, 2013), e essa fragilidade geralmente se materializa em perda de capital intelectual e de força de trabalho qualificada capaz de potencializar resultados.
Ao longo das últimas décadas, diversas escolas de administração promoveram a formação de líderes focados em resultados com controles de metas e de satisfação do cliente externo. Pouco foi observado quanto às consequências e o impacto desse emaranhado de processos sobre os liderados. Estudos recentes na área trazem um alerta pois, informam que perfis de líderes que buscam a todo custo o crescimento dos resultados financeiros e institucionais, em detrimento das pessoas e dos valores que compõem a organização em suas diferentes áreas e funções resultam em uma real probabilidade de obtenção do insucesso, seja esse em curto, médio ou longo espaço de tempo.
Desenvolver processos de gestão cuja liderança sirva como inspiração aos colaboradores e, ao mesmo tempo, promover a vivência das virtudes, uma vez que estas são fontes das quais mais podemos prover resultados positivos, certamente é um dos grandes desafios para a formação e atuação dos líderes de hoje. Essa construção consolida-se em promover uma gestão humanizada, a qual visa dentre outras ações: manter o bom convívio entre as pessoas e possibilitar concomitantemente, o alcance de melhores resultados organizacionais.
Todos nós precisamos de lideres capazes, que motivem e despertem o prazer em trabalhar por uma causa e/ou por uma razão que gere retorno positivo para o mundo que nos cerca. O trabalho só faz sentido, quanto pautados nesses alicerces.


Marcio Portilho - Especialista em Gestão Estratégica em Recursos Humanos e em Docência em Educação Profissional, pela Faculdade SENAC, Bacharel em Ciências Contábeis, pela UNIEURO e em Licenciatura em Ciências Sociais, pela Universidade Católica de Brasília.
Atuo como Consultor e Professor nos Curso de Administração, Contabilidade,Gestão em Recursos Humanos, Gestão Pública, Gestão em Segurança Privada e Gestão em Marketing.
Leciono ainda, nos cursos Técnicos em Contabilidade, Secretariado, Aprendizagem e de Formação inicial e continuada nas Disciplinas: Contabilidade Aplicada I e II, Legislação Trabalhista Aplicada, Escrituração Fiscal, Ética Profissional, Introdução ao Controle Financeiro, Matemática Aplicada e Estatística, Web Marketing, Análise de Risco Corporativo, Legislação Trabalhista e Empresarial, Sistemas de Operação em Recursos Humanos, Plano de Negócios, Modelos de liderança e Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais, Contabilidade, Planejamento Tributário, entre outros.