Apesar de sabermos que ainda estamos em meio a pandemia, não podemos deixar de olhar para o horizonte e planejar o futuro com vistas a entender que as pessoas passaram a mudar a sua forma de pensar e viver coletivamente.
Em se tratando do cenário educacional, certamente veremos mudanças significativas que farão parte da realidade das instituições de ensino e de seus alunos, após o isolamento social. Com a chegada de 2021, já é hora de começarmos a planejar e refletir sobre os desafios e as transformações na educação. Nossos filhos vão voltar para a escola? Farei uma faculdade presencial ou EAD? As oportunidades de trabalho serão remotas?. Essas e tantas outras perguntas podem até não ter respostas, mas já apontam um caminho.
Com as mudanças impostas pelo cenário da Covid-19 e a impossibilidade total ou parcial de as instituições de ensino manterem suas aulas presenciais, haverá uma irremediável necessidade de adaptação. Isso já vem ocorrendo na rede particular de ensino, e infelizmente, de forma mais arrastada na rede pública. Um vislumbre do que podemos esperar é o que já ocorre nas Instituições de Ensino especializadas em educação à distância. Suas expertises e superação de desafios do passado, podem e devem nortear as ações das demais instituições que anteriormente viam no modelo presencial, sua única opção de atividade de trabalho.
Soma-se a isso, o fato de o mercado sofrer com uma elevada taxa de evasão, desequilíbrio econômico, e até político. Em meio a esse turbilhão de problemas, diversos gestores educacionais e professores foram os verdadeiros heróis em meio a quarentena.
Desafios futuros...
Com será ou está ocorrendo a transição do isolamento social, para o novo normal?
Como será reabertura parcial ou não das instituições?
As avaliações terão como objetivo de definir critérios de aprovação ou reprovação nas respectivas series?
E os alunos que não tiveram aulas?
Faz sentido juntar a série cursada em 2020 com aquela a ser cursada em 2021 num único período letivo?
Tais perguntas devem ter respostas isoladas ou coletivas? Valerá para um nicho de trabalho ou para todos?
O Estado vai interferir e determinar os rumos do futuro?
Tais perguntas já veem sendo debatidas e estudadas por muitos especialistas e a cada momento, muitas dessas perguntas começam a ter respostas, ainda que individuais ou para um terminado nicho de mercado. Analisando o cenário, vemos que algumas instituições, não só se adaptaram como também cresceram em meio a pandemia. Instituições de ensino superior, que já atuam na modalidade EAD, não só cresceram como se tornaram um exemplo a ser seguido, veja o caso da Faculdade Fael, que há mais de 20 anos é especialista na modalidade EAD.
Voltando ao ponto de partida dessa leitura, precisamos saber o quanto dessas mudanças ocorridas no cenário pandêmico foram passageiras e quantas irão continuar ou devem continuar após o controle do corona vírus.
Sabemos que a maior utilização das tecnologias digitais veio para ficar. Mais e mais pessoas, consomem diversos tipos de produtos e serviços pela internet. E o melhor, estão se acostumando ainda mais e gostando das vantagens apresentadas. Nesse sentido, estamos diante de uma oportunidade de rever paradigmas antigos e obsoletos para navegar em um mundo relativamente novo.
É imprescindível que o professor se adapte as novas ferramentas de trabalho, ou naturalmente, será extinto assim como os dinossauros, adaptar-se ao novo é sem dúvida, um caminho sem volta. Aqueles que conseguirem surfar nessa onda e garantir uma educação de qualidade, certamente sobreviverão. Como diz um velho ditado popular, no meio da crise, surgem diversas oportunidades.
Se você leu até aqui, saiba que não podemos prever com plena certeza o futuro. Mas o cenário que se vislumbra, alinhado ao que já vem sendo esboçado pelo MEC e as Secretarias Estaduais, muita coisa já pode ser planejada, em todos os cenários, a educação à distância faz-se presente. Atualize-se e seja bem vindo ao novo mundo, saiba que a utilização de tecnologia antes necessária, agora é requisito básico.
Que venha 2021!
Serviço:
Faculdade Fael
42 cursos de GRADUAÇÃO
230 cursos de PÓS-GRADUAÇAO
CONTATO: 61 30510101 ou 30540616
Nenhum comentário:
Postar um comentário