
A CIM é multifuncional, pois cada ponto de contato
que um cliente possui com uma empresa ou com seus agentes ajuda a formar a
imagem de marca. Por exemplo, um cliente de varejo da Empresa W pode comprar e
utilizar um produto do webside e, posteriormente, enviar um e-mail ou ligar no
0800 para reclamar sobre o produto e, por fim, devolve-lo em uma loja física.
Cada contato com um funcionário, no webside, comentário no blog sobre o
produto, vídeo do Youtube, anúncio em revista, catálogo, loja física e assim
por diante, ajuda o cliente a formar a imagem da empresa.
Além disso, as experiências com o
produto, seu nível de precificação e seus canais de distribuição aperfeiçoam a
comunicação de marketing da empresa em uma sólida imagem da marca. A melhor
publicidade pode ser prejudicada se essas experiências de contato on-line e
off-line não atuarem de forma integrada de modo a criar e apoiar
relacionamentos positivos da marca com seus clientes.
Relacionamentos rentáveis com os
clientes é o fator fundamental para a existência de uma empresa. Empresas bem
sucedida reconhecem que nem todos os clientes são igualmente valiosos - alguns,
como compradores passageiros ou frequentadores, são mais importantes do que
outros.
Com a utilização da tecnologia,
as empresas podem monitorar os lucros clientes por clientes e, com base nessa
análise, prestar mais atenção aos clientes de alto valor, tanto on-line como
off-line.
A estratégia de CIM começa com
uma compreensão profunda dos mercados-alvo, da marca, de sua concorrência e
muitos outros fatores internos e externos. Após a sua implantação faz-se
necessário ajustes para melhor eficácia da execução e avaliação dos resultados.
Imagine que uma empresa do ramo
automotivo quer vender mais carros, definindo assim o seu objetivo. A comunicação
de marketing deve por sua vez:
1 – levar clientes potenciais
para o website,
2 – aumentar os registros no
website,
3 – aumentar o agendamento de
test driver.
Note que VENDER é o objetivo
primário, e os três objetivos da comunicação ajudaram a empresa alcançar tal
objetivo.
O CIM pode ajudar muito você e a empresa ao qual você trabalha, pense
nisso!
Atenciosamente,
Márcio Portilho
* Em Agosto de 2011, elaborei uma série de apostilas para a disciplina
de Web Marketing que ministrei na Universidade Paulista e que serviu de base
para este post.
Em breve falarei um pouco sobre
MARKETING VIRAL – um nome depreciativo para uma GRANDE TÉCNICA.
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