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sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Web Marketing - Comunicação integrada de marketing (CIM)


Comunicação integrada de marketing (CIM) - É um processo multidepartamental para planejamento, execução e monitoramento das comunicações de marca projetadas para adquirir, fidelizar e aumentar clientes de forma rentável.
 A CIM é multifuncional, pois cada ponto de contato que um cliente possui com uma empresa ou com seus agentes ajuda a formar a imagem de marca. Por exemplo, um cliente de varejo da Empresa W pode comprar e utilizar um produto do webside e, posteriormente, enviar um e-mail ou ligar no 0800 para reclamar sobre o produto e, por fim, devolve-lo em uma loja física. Cada contato com um funcionário, no webside, comentário no blog sobre o produto, vídeo do Youtube, anúncio em revista, catálogo, loja física e assim por diante, ajuda o cliente a formar a imagem da empresa.
Além disso, as experiências com o produto, seu nível de precificação e seus canais de distribuição aperfeiçoam a comunicação de marketing da empresa em uma sólida imagem da marca. A melhor publicidade pode ser prejudicada se essas experiências de contato on-line e off-line não atuarem de forma integrada de modo a criar e apoiar relacionamentos positivos da marca com seus clientes.
Relacionamentos rentáveis com os clientes é o fator fundamental para a existência de uma empresa. Empresas bem sucedida reconhecem que nem todos os clientes são igualmente valiosos - alguns, como compradores passageiros ou frequentadores, são mais importantes do que outros.
Com a utilização da tecnologia, as empresas podem monitorar os lucros clientes por clientes e, com base nessa análise, prestar mais atenção aos clientes de alto valor, tanto on-line como off-line.
A estratégia de CIM começa com uma compreensão profunda dos mercados-alvo, da marca, de sua concorrência e muitos outros fatores internos e externos. Após a sua implantação faz-se necessário ajustes para melhor eficácia da execução e avaliação dos resultados.
Imagine que uma empresa do ramo automotivo quer vender mais carros, definindo assim o seu objetivo. A comunicação de marketing deve por sua vez:
1 – levar clientes potenciais para o website,
2 – aumentar os registros no website,
3 – aumentar o agendamento de test driver.
Note que VENDER é o objetivo primário, e os três objetivos da comunicação ajudaram a empresa alcançar tal objetivo.
O CIM pode ajudar muito você e a empresa ao qual você trabalha, pense nisso!

Atenciosamente,

Márcio Portilho
* Em Agosto de 2011, elaborei uma série de apostilas para a disciplina de Web Marketing que ministrei na Universidade Paulista e que serviu de base para este post.

Em breve falarei um pouco sobre MARKETING VIRAL – um nome depreciativo para uma GRANDE TÉCNICA.

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